Proposta Pedagógica

docenteTendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, a proposta para a Educação Infantil do Colégio João Paulo II aposta em uma visão de conjunto onde as experiências significativas de aprendizagem e desenvolvimento relacionam conhecimento, auto-estima, inserção e exploração de diferentes contextos. É na Educação Infantil, que o aluno estabelece a relação com o mundo do conhecimento formal, interação com o meio, com os saberes e com o grupo, vivenciando, pesquisando experimentos de descobertas sociais e culturais.
Os alunos da Educação Infantil estão envolvidos em ações que permitem o desenvolvimento de uma imagem positiva de si, descobrindo e conhecendo seu próprio corpo com possibilidades e limitações. As práticas educativas permitem o estabelecimento de vínculos afetivos, que fortalecem a auto-estima e ampliam a possibilidade de comunicação e interação social.
É, ainda, na Educação Infantil que as crianças são colocadas em situações através das quais aprendem a expressar suas ideias, seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos, avançando no processo de construção de significados. Por meio do brincar, conhecem e exploram manifestações culturais, expressam emoções e pensamentos, demonstrando respeito e aprendendo a valorizar o que é diverso. Para tanto, são objetivos gerais da Educação Infantil:
* Ajudar o aluno a desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
* Levar o aluno a descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
* Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
* Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
* Criar situações para observação e exploração do ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
* Desenvolver brincadeiras que estimulem a manifestação de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
* Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a permitir que o aluno compreenda do mundo a sua volta e o desenvolva sua capacidade expressiva.
Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento bimestral do aluno, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

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